segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

ASSÉDIOS

Os assédios estão na ordem do dia!Apesar de tudo, o muito badalado assédio sexual,parece ter entrado numa fase de acalmia,ou até de meditação,para que eventualmente possa ser melhor definido e para que não restem dúvidas sobre quem é que assedia ou quem é assediado!Na verdade confesso a minha ignorância sobre este tipo de assédio e o que é de penalizar ou deixar de penalizar.Bem sei, que o mais escondido e mais proíbido, é o mais apetecido,mas na realidade qual será a verdadeira intenção da respeitável senhora,que querendo acompanhar a moda, todos os anos criteriosamente imposta pelos grandes costureiros,usa uma mini-saia convergente para o enorme decote,expondo e magnificando os atributos que Deus lhe deu?E qual a intenção primária da imaculada dama,para exibir bamboleante o referido vestuário,na calçada,no local de trabalho ou na pastelaria fina,onde bebe um chá de tília e come meia torrada, para manter o peso estipulado pela dietista,inimiga feroz do belo cozido á portuguesa,do leitão da bairrada ou das tripas á moda do Porto?Porque coloca a voz no grau máximo de sensualidade, complementando o gesto estudado e o olhar discreto, mas revelador?Porquê o sorriso enigmático e distante a temperar o fácies romântico?Será que com tudo isto se pretende testar a capacidade do homem resistir a todo o tipo de provocações,reduzir níveis hormonais,controlando reacções totalmente fisiológicas ,obrigando-o a uma atitude passiva,perante uma exibição que necessáriamente lhe é dedicada e dirigida?Sinceramente tenho alguma dificuldade em digerir esta regra,até porque em boa verdade, uma bofetada dada a tempo e horas, é seguramente remédio santo para qualquer desvario!Era assim que as Senhoras de antigamente resolviam as situações,que eventualmente tivessem níveis de decoro e decência abaixo do razoável!É por isso que me vou obrigando muitas vezes a fechar os olhos,ou pelo menos a deixá-los maliciosamente entreabertos,evitando possíveis dissabores e rótulos que não aceito nem mereço!
Há outro tipo de assédio,esse sim muito mais grave,que nos acontece com uma frequência cada vez maior e que me irrita solenemente!Refiro-me ás meninas de voz doce e indefinida,que á hora de jantar,fazem tocar telefones e telemóveis,protegidos por números secretos,oferecendo cartões ou facilidades de crédito em tempo de crise,produtos atractivos mas dispensáveis,mesmo quando pagos em prestações, que se irão arrastando ao longo dos anos!Estou farto de ouvir«O senhor Carlos já conhece?»Ou então «Mas porque é que não está interessado?»Nunca fiz questão do DR,apesar de me ter dado muito trabalho a conseguir,mas confesso que o «Senhor Carlos»é irritantemente impessoal e merecia pelo menos um apelido!Muito menos aceito ter que dar satisfações,do meu desinteresse pelos créditos e produtos que teimosamente me são oferecidos,além do mais, a horas e com modos totalmente inconvenientes.Se estas cenas se repetirem,estou tentado a seguir o conselho de um amigo meu: quando perceber o assédio comercial,peço para aguardarem um momento e deixo o telefone em espera prolongada e irreversível!Talvez adivinhe alguns palavrões digitalizados,mas descanso o espírito,faço calmamente a digestão e principalmente assumo o direito á privacidade!

2 comentários:

  1. Muito bom,mas um pouco machista!Pois nos dias que correm ñ são só os homens a serem assediados,mas também as mulheres o são frequentemente....

    ResponderEliminar