domingo, 26 de janeiro de 2014

SOFIA!!!





                          Menos de um metro e sessenta de gente,envelhecida pelo trabalho árduo de muitos anos e pela sorte ingrata que a vida lhe reservou,olhos tão vivos quanto tristonhos,olheiras profundas que disfarçam duas lágrimas inoportunas ao canto dos olhos!Um rabo de cavalo meio descuidado,um frenesim permanente no atendimento ás pessoas que se refastelam descontraídas nas mesas,a milhas dos dramas pessoais,recalcamentos e desilusões de quem é mal pago para os servir!Numa pequena pausa ,uma confissão espontânea e necessária, para um minimo de paz de espirito,que merece como ninguém!Sabe Dr Carlos,vivi oito anos nos arredores de Lisboa,onde fui parar com dezoito  e quinze euros no bolso,depois de ter vivido num orfanato aqui da zona,onde estavam tambem as minhas irmãs mais novas ,agora com oito e treze anos!Senti necessidade de partir ,á procura de outro mundo,para além das paredes onde vivi,apesar de ter sido bem tratada pelas irmãs da caridade que dirigem o orfanato!Uma amiga de infancia arranjou-me um quarto e um emprego na restauração da capital e á custa de muito trabalho lá consegui multiplicar as moedas que me acompanhavam,quando deixei a minha terra e os meus pais, que nunca quizeram saber de nós! No entanto,longe de concretizar o sonho de uma vida melhor,que me permitisse sorrir de quando em vez e sentindo simultaneamente necessidade de apoiar as minhas irmãs mais novas e tambem o meu pai,que apesar de tudo e sobretudo é meu pai e está doente,voltei para a terra que me viu nascer!Para trás ficou um sonho do curso de jornalismo ao meu alcance, depois de terminar o décimo segundo ano com uma boa classificação!Agora e para poder dar a mão a todos os que precisam de mim,trabalho dezasseis horas por dia e ainda no dia de folga!Infelizmente não tenho qualquer hipótese de frequentar o curso dos meus sonhos!Sem disponibilidade de tempo,sem disponibilidade financeira e qualquer dia,neste ritmo de trabalho,sem disponibilidade de saúde!Pois é Dr Carlos,o meu pai que nunca nos ligou tem os pulmões com cancro e as minhas irmãs precisam de mim!Não podia deixar de os ajudar!O curso,talvez um dia,quando for velha o consiga tirar!Tal como se aproximara afastou-se com a humildade das gentes sãs e a tristeza que não gosta de demonstrar,mas que faz questão de acompanhar o olhar de reprovação, que entretanto os donos do restaurante lhe dirigiam!Confesso que já não aprecio muito o bife grelhado  da dieta feroz a que me obriguei,mesmo na terra da boa comida!Mas naquele dia a carne pareceu-me sola,as couves pencas sabiam mal e as batatas fritas ficaram intragáveis!Á saída,apeteceu-me dar-lhe um abraço,pegar-lhe ao colo e levar aquela criatura franzina,de lágrima contida,alma enorme, de emoções adormecidas e corpo cansado,até a um banco de jardim,com um relvado verde e um lago calmo com barcos a remos e cisnes brancos,onde pudesse escrever as memórias de uma vida dura,ingrata,castrante,mas carregada de sentimentos nobres cada vez mais raros!Começava aí o seu curso de jornalismo,com uma reportagem unica!Á saida ,apenas lhe disse entre dentes de um maxilar cerrado pela emoção,que se me saísse o euromilhões ela teria seguramente o curso garantido!Ao jantar indigesto, juntou-se uma noite de insónia!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário