segunda-feira, 19 de maio de 2014

RECORDANDO!!!




                  Voltei á velha praia,que me conhece desde criança,onde regresso periódicamente e sempre que posso,numa espécie de compromisso vitalicio,com quem me ajudou a viver e a entender a vida!Guardo na minha memória remota,o cheiro a maresia,carregado de algas esverdeadas,o marulhar das ondas calmas,o vento Norte que se encarregava de renovar a areia,os raios de luz em ritmo cadenciado do Farol da discórdia,incansável na sua rotina de lanterna iluminada com reflexos especificos,num misto de saudação nocturna e aviso de coordenadas, aos barcos e pescadores que passam ao longe!Ouvi o piar das gaivotas sempre atentas aos restos de peixe que vão sendo lançados ao mar pelos pescadores das traineiras,segui-lhes o voo elegante e os mergulhos certeiros e rentáveis em termos alimentares!Imaginei a velha ronca em dias de nevoeiro e fechei os olhos na tentativa de me deixar embalar pelo som virtual,para dormir com a mesma tranquilidade com que o fazia há muitos anos!Acho que consegui definir a silhueta do Catitinha,calcorreando a areia quente ,rodeado de crianças a quem o velho banheiro se encarregava de dar uns valentes mergulhos ,para desentupir narinas e prevenir viroses nos meses de Outono e Inverno!Chamei em vão o homem da bolacha americana,três para a prima duas para a mana,a senhora de branco vestida com o cesto dos pasteis de nata,dos caramujos e das bolas de Berlim!Voltei a ensaiar os gestos que fizeram de mim um campeão do jogo do prego e encontrei um velho ringue de borracha já desfeita, mas que fez questão de aparecer!Á noite voltei ao eterno paredão,contei estrelas, vi constelações,dei a volta á meia-laranja e sentei-me no muro,sentindo o ar humido mas refrescante,que o mar fez questão de me oferecer!Revi uma série de filmes,em que os actores eram velhos amigos e fiz questão de adormecer por instantes!A realidade acordou-me pouco depois,a rotina instalou-se ao meu lado,o sonho não teve tempo de se concretizar e o passado desapareceu por encanto!Sem alternativa,retomei o ritmo infernal da vida moderna,onde nada disto faz sentido e as recordações, numa sociedade desumanisada e sem qualquer tipo de poesia,não são permitidas!Por isso, hoje mesmo, comecei a contagem decrescente dos dias que faltam para voltar á velha praia,carregada de algas verdes e onde desde sempre os raios do velho Farol me indicaram as coordenadas da vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário