quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

PASSAGEM DE TESTEMUNHO!!!



    Quinze anos depois do anuncio do fim do mundo,continuamos a virar mais depressa do que o desejável,as folhas de novos anos,que se perfilam numa monótona sequencia,sem grande identidade,antes com os mesmos votos de ultima hora,as mesmas mensagens de amizade eterna,de admiração ,de gratidão e até os mesmos foguetes que lançam estrelinhas e lágrimas de luz e que durante uns minutos nos obrigam a ficar de nariz no ar,entranhado no cheiro da pólvora e fumo, que substitui deliberada e premeditadamente,a pólvora seca das promessas de vida melhor,que se repetem tambem elas de forma monótona e sem qualquer originalidade,ano após ano!
   Mata-se sem dó nem piedade o ano velho,batendo panelas e tachos que o assustam e bebendo litros de espumantes e afins que o afogam de vez,em parceria com as velhas mágoas!
    Saúda-se o ano novo,pedindo-lhe logo á partida a concretização de uma série de desejos contidos nas passas, que alguns sortudos conseguem engolir ao ritmo das doze badaladas!
    Trocam-se abraços e beijos, muitas vezes refrescados por lágrimas de emoção, despertadas pela solenidade do momento e pela sorte de o poder ter vivido e não menos vezes validadas e autenticadas pelas promessas de amor eterno e as desculpas de pecador arrependido!
    Para trás,por momentos, fica toda uma vivencia de dificuldade extrema,a dor e o desespero de quem perdeu os meios de subsistencia minimos,de quem luta todos os dias pelo regresso ao trabalho a que deveria ter direito,a vergonha de quem tem de recorrer ao peditório e aos restos de comida que lhes vão chegando!
    Quando a triste realidade substitui o som do badalo no bronze dos velhos sinos e dos foguetes que deixam de lançar artificios iluminados,dilui-se rápidamente o fumo que  a camuflou e o regresso ao trezentos e sessenta e cinco torna-se tão inevitável,quanto doloroso!
    Que os banhos gelados que alguns fazem questão de tomar nesta época, nos despertem da sonolencia induzida em que nos deixamos cair e nos transmitam a energia e lucidez necessárias para que nos seja possivel substituir a passagem do ano, pela passagem do testemunho do poder,numa tentativa honesta de se conseguir ultrapassar a maldita situação em que nos encontramos e de que no fundo todos temos alguma responsabilidade!Depois e se resultar, poderemos lançar foguetes sem artificios, mas nunca antes da festa!!!
  

Sem comentários:

Enviar um comentário