quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A SAGA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO!




                 
                             Sinceramente,nunca cheguei a perceber o meu estatuto nos Hospitais em que trabalhei!Funcionário público ou não ,eis a questão...Na realidade, a classificação era condicionada e alterada sem remorsos,sempre que as circunstancias o aconselhavam!Se fosse do interesse do Ministério da Saúde,éramos indubitávelmente funcionários públicos,caso contrário não era bem assim!
                  Seja como fôr trabalhei no Estado durante trinta e tal anos,num ritmo de trabalho quase sempre alucinante,muitas vezes prejudicial á saúde,anulando as horas de lazer e até as horas que deveria ter dedicado á Familia,para cumprir a minha função de poder ser útil a quem precisava dos meus cuidados e contribuir para o bom nome das instituições e dos Serviços onde trabalhei! Por isso,continuo sem entender porque é que tendo descontado fiel e dificilmente chorudas importâncias para a Segurança Social,reforma e até para a assistencia aos tuberculosos,vejo nesta altura da vida as regalias a que deveria ter direito,a esfumarem-se progressiva e inexorávelmente!Mais,não entendo nem posso aceitar que os coitadinhos dos privados,insistam que devemos ser nós a pagar crises,derrapagens,orçamentos corrigidos,economia degradada,desemprego assustador e vergonhoso,PIb miserável e definhado e até a manutenção das regalias de que não abdicam e que eu nunca tive,como automóvel de luxo,gasolina,portagens,seguros e até telemóveis para poderem namorar á borla, nas largas horas em que nada mais fazem!Numa época em que tudo tentam para mudar permanentemente de emprego,o argumento é que o funcionário público tem emprego garantido!E o que demos ao Estado?Será que trabalhar trinta e seis horas seguidas,fazer urgencias sábados,domingos e feriados,não ter horário de saída e muitas mais benesses destas,não têm qualquer significado?Porque não, os bancos,os banqueiros,administradores executivos ou não, mas principescamente pagos e os donos de fortunas incalculáveis,não podem ser taxados ou abdicar de subsidios e prémios de falsa produtividade,que me são todos os dias roubados?Porquê a taxa de 7,5%,sobre elevadissimos capitais de férias nas Caraíbas,quando me taxam a pensão de reforma e os poucos tostões que ganho, num escalão cada vez mais insuportável e vergonhoso?Porquê os bancos a subirem spreads e juros,reduzindo ao minimo o crédito essencial ao renovar da economia,enchendo os cofres e minimizando riscos?
                        Insisto que não entendo,naturalmente por deficiencia minha que não me permite acompanhar o raciocinio dos brilhantes politicos que nos governam,como é possivel que todos os dias se criem excecpções ás regras de austeridade,a pretexto de tudo e de nada,mas sempre a bem dos nababos!Porque se atrasa a Justiça e se eternizam inquéritos e processos relativos a presumiveis ou confirmados corruptos, a viverem dos rendimentos das falcatruas e totalmente impunes?Não sou corrupto se calhar porque sou parvo! Nunca serei rico, porque vivi sempre do meu trabalho a que tive acesso depois de ter feito os exames e concursos a que o meu curso me obrigou,mas tenho pena!Se o fosse,sabendo o que todos os dias vou aprendendo,não deixaria de pôr capitais no fresco para depois os recuperar como bom arrependido,taxados a um sexto do que deveriam ser!Aí seria promovido a patriota,verdadeiro mecenas,cidadão exemplar digno e integro,com os impostos em dia,libertando os milhares de fiscais para investigarem até ás ultimas consequencias os tostões de quem desgasta o fisico e a alma,para poder garantir a sobrevivencia!Assim,remediado como sou,não tenho qualquer hipótese de golpes legalizados,para variar já fui investigado e ou me engano muito ou não fico por aqui!Veremos!

1 comentário:

  1. pois, somos todos deficientes de raciocínio!!! mas há coisas que ninguém entende pois não há nada que as fundamente ou justifique, a não ser por serem raciocínio de imbecis! ;)

    ResponderEliminar