terça-feira, 15 de outubro de 2013

A DIGNIDADE NÃO PODE MORRER!!!




                           Durante cerca de trinta e seis anos,descontei do meu parco vencimento Hospitalar,uma parte muito razoável dos honorários,para que quando chegasse a hora da reforma,pudesse ter uma velhice sustentada e programada em função dessa mesma reforma!Na minha actividade privada descontei durante cerca de vinte anos,quantias substanciais que me eram impostas pela segurança social,com a intenção de poder reforçar um pouco a pensão da função publica,que de antemão sabia ser baixa!As entidades empregadoras,publica e privada fizeram descontos,de acordo com os meus vencimentos,determinados aqui tambem pela segurança social!Portanto tive uma vida contributiva para a segurança social,tal como milhares de outros trabalhadores,abdicando de algumas regalias e da hipótese que sempre me foi negada, de em alternativa poder recorrer a entidades privadas,onde seguramente esses descontos renderiam muito mais!Habituei-me a encarar o Estado como pessoa de bem e que neste caso seria sempre a garantia de que a minha reforma viria a ter o montante correspondente aos descontos efectuados!Unifiquei as pensões a que legitimamente tenho direito,por uma questão práctica e tentando evitar burocracias que sempre abominei,mesmo com um ligeiro prejuizo no montante final!Tudo estava a bater certo,o que me permitiu organizar a minha vida de acordo com a pensão que recebia e dentro dos limites que ela me permitia!Assim.assumi alguns compromissos,perfeitamente aceitáveis e viáveis em função do que ia recebendo!De há uns tempos a esta parte,por influencia das troikas que este governo venera,começaram os cortes,taxas, solidariedades e a usurpação de subsidios de férias e Natal!Os descontos e taxas,não param de acontecer e simultaneamente ainda sou acusado de não ter descontado na minha vida contributiva o suficiente para receber a pensão que me é devida, neste momento profundamente reduzida e depauperada!Mais do que tudo,atiram-me á cara que estou a ser sustentado pelos descontos feitos pelos trabalhadores activos e que sendo eu reformado pela Caixa Geral de Aposentações estou altamente beneficiado em relação ás reformas privadas!Tentam assustar-me com o espectro da falencia do fundo de pensões,mas não se coibem de ir lá buscar uns milhões de euros que seguramente nunca serão restituidos!Esta practica foi sempre assumida,mesmo no tempo do Salazar,só que nessa altura o montante retirado era reposto,enquanto agora,não há reposição,antes se vai buscar a sustentabilidade ao bolso dos grisalhos!Seria bom que se procedesse a uma auditoria,agora tanto na moda,para se perceber onde foi parar o dinheiro dos descontos obrigatórios!Se foi o Estado,que o desviou para outros fins,cometeu roubos sucessivos,já que esse dinheiro não lhe pertence!E se assim foi,quando se afirma que hoje cada contribuinte desconta para 1,2pensionistas,deve ser o Estado a cobrir o eventual acréscimo de esforço individual,permitindo recuperar o equilibrio das contas,manter um contracto que de boa fé todos aceitámos e justificar o porquê teórico de que o Estado é realmente uma pessoa de bem que cumpre integralmente os seus compromissos,que neste caso deveriam ser sagrados!Se assim não fôr,então não tem qualquer moral para exigir a todos nós o pagamento de taxas,descontos e impostos,até porque pelo andar da carruagem ,não tarda que o descalabro financeiro que já existe aumente de forma exponencial,isto é,que a miséria aumente e Portugal passe a ser olhado tambem como um Estado miserável!Assumam as vossas responsabilidades senhores governantes e deixem de uma vez por todas de penalizar e perseguir cobardemente os velhos e reformados deste País!Respeitem quem ajudou com o seu esforço e trabalho,muitas vezes em condições dificilimas,a construir um País democrático,tão democrático que até permite que este governo continue na senda dos disparates e erros colossais,só para respeitar o voto popular!!!Só que a decencia e paciencia tem limites,mesmo para aqueles que teóricamente e em função da sua idade,possam parecer desgastados e incapacitados de reagir!Sinceramente,tenho receio que a energia que ainda lhes resta,seja utilizada para provar que,a bem ou a mal,devem ser respeitados!!!Podem morrer e talvez esse facto possa contribuir,não para melhorar as condições de vida aos sobreviventes,mas para sustentar as mordomias de que em época de crise ou fora de crise ,não faz qualquer sentido que se mantenham!!!No entanto a sua dignidade nunca morrerá!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário