sábado, 19 de abril de 2014

DISCURSO EM SÁBADO DE ALELUIA!!!







                         Há pouco mais de sessenta anos,ao nascer da alvorada e entusiasmado pelos ensinamentos que a menina Lurdes,raínha das catequistas,me foi transmitindo sobre a Páscoa,Sexta feira da Paixão,Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa,subi ao telhado do velho cabanal,da casa de Lanhezes e ensaiei o primeiro discurso da minha vida,feito de improviso e que nada ficou a dever ao que tinha feito depois de convenientemente decorado,no dia da minha Primeira Comunhão!Os velhos sinos da igreja de Valongo,espalhavam pelo vale o som das marteladas, que o sacristão que tambem era sapateiro,arreava sem dó nem piedade no bronze carregado de verdete!Os foguetes estrelejavam no céu limpo e azul e os estoiros abafavam os gritos da pequena multidão que entretanto num acto de pura justiça popular,condenava o traidor Judas á morte lenta pelo fogo, queimando  um boneco de palha!O fumo e o apito do comboio juntava-se ao uivar dos cães da freguesia,de timpanos irritados pelas notas e intensidade sonora que os rodeava,contribuindo para o brilhantismo da festa mais ou menos pagã mas com o consentimento e presença do Padre e fogueira feita no adro da Igreja!
                      Pois foi neste ambiente de emoção a rodos,instigada pelos conselhos da catequese e pela queima do Judas,que eu de mãos erguidas ao céu,vociferei um discurso mais inflamado que a fogueira do adro,condenando a atitude de Judas,saudando a ressurreição de Cristo e pedindo ajuda a todos os anjos do céu para condenarem de vez o criminoso denunciante!
                      Nunca soube se os anjos me ouviram e seguiram o meu conselho!No entanto quando cansado de tanta emoção e tentando não dar nas vistas, iniciei a descida do telhado,deparei numa Santa que de lágrimas nos olhos batia palmas e perdoava a minha perigosa subida ao telhado!Era a minha Santa Mãe!!!
                     Muitos anos se passaram,muitas Páscoas se festejaram,muitos Judas de palha se queimaram!O problema é que se vão queimando os de palha e cada vez mais aparecem os de carne e osso!!!Não digo que se queimem,como qualquer boneco de palha,tão pouco acredito na eficácia dos discursos mais ou menos inflamados,quer sejam feitos nas tribunas ou no cimo dos telhados!Mas a verdade é que está na hora de acontecer o milagre que muitos de nós espera há já longo tempo!Que os Judas contemporâneos desapareçam de vez por encanto ou por milagre,para que a nossa democracia,a nossa liberdade e a nossa felicidade,possam ressuscitar!Prometo novo discurso,num outro telhado qualquer,com a certeza de que ao descer,voltarei a ouvir o aplauso da minha Santa Mãe!

Sem comentários:

Enviar um comentário