segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A CAIXA DE MÚSICA!





                            Estou numa fase da vida,em que a recordação é raínha e marca presença quase constante,espontâneamente ou estimulada por factores naturais ,com domicilio garantido e grátis,no meu subconsciente!
                            Tudo a propósito de uma grande caixa de música,com um cilindro cheio de espinhos de aço,que rolavam e vibravam reproduzindo sons melódicos,amplificados pela caixa de ressonancia!Essa maravilha do século passado,repousava á porta de um antiquário de Alcobaça e era seguramente uma das paixões do meu saudoso Pai!Por isso,algumas vezes fomos propositadamente ao local do crime,para á custa de várias moedas de vinte e cinco tostões,conseguir-mos por em andamento o pesado mecanismo que debitava música enquanto tivesse corda!Música que nunca mais esqueci!A mais financiada era a Avé-Maria de Shubert, ouvida em silencio absoluto,deliciados e se bem me lembro com a paixão e emoção,caracteristica e genética dos Melo Serenos!Regressávamos mais leves e com um sorriso ao canto dos lábios,programando subrepticiamente a próxima ida ao concerto da caixa de música!Várias vezes pensei em regressar a Alcobaça,mas confesso o meu receio de que ao desaparecimento do meu Pai se junte o daquela máquina de fazer música e a desilusão de um tempo que sei não voltar para tràs!Só que hoje,ao cantar da passarola,calhou ouvir uma versão radiofónica da Avé-Maria ,no intervalo dos malditos e repetitivos noticiários da desgraça,que nada tem a ver com a versão do século passado,mas teve o condão de libertar a lágrima genética que há muito não dava sinal de vida e reviver o desejo de voltar a meter a moeda,agora europeia,que me liberte os acordes e os leve até ao céu,onde o Pai certamente vai sorrir e deixar cair uma lágrima reconhecida!Abençoada caixa de música!

Sem comentários:

Enviar um comentário