terça-feira, 10 de janeiro de 2012

LOJAS E MERCEEIROS!




                     Não sei a que propósito me lembrei hoje,das lojas que existiam na minha aldeia,quando eu era uma criança feliz!Uma do Eugénio,outra do Coutinho,ambas tinham como função primária,fornecer o aldeão dos produtos essenciais,os miúdos dos rebuçados e colecções de cromos e finalmente eram palco no fim de semana,de grandes carraspanas,para quem não tinha mais nada que fazer ou a esperar da vida!Apesar de tudo,as coisas iam correndo de feição,os merceeiros eram pessoas consideradas e até tinham algumas atitudes louváveis em relação aos mais desprotegidos.Tudo piorou,como por magia,quando entenderam meter-se na política local,na disputa dos lugares que lhes dariam ascendente e controle,sobre as actividades económicas,industriais e políticas regionais.A essência das mercearias passou para segundo plano,o aldeão passou a ser mal abastecido,os produtos aldrabados e até o vinho era martelado,enquanto os merceeiros alternavam os poleiros|Não me perguntem porque me lembrei das lojas da minha aldeia,mas a verdade é que a partir daí,apesar de reconhecer o valor social e a importância de algumas lojas e poucos merceeiros,acho que estessó têm a perder,quando tentam controlar a política deste País,dividindo,cargos,funções e principalmente poder!Cada macaco no seu galho!

Sem comentários:

Enviar um comentário